Páginas

18 de out. de 2011

Silent Hill... Lá e de Volta Outra Vez

Esta é minha primeira postagem sobre um filme!!!! YEEEEEEEAAAAAAAHHHHH!!!
Mas não sei se isso é bom....portanto.... chega de comemoração e vamos a análise.


O tema de hoje é:                                Terror em Silent Hill


Para os gamers e apreciadores de Silent Hill em particular que passarem por aqui, sei que vão achar esta análise ultrapassada ou até mesmo desnecessária, já que este filme é meio velho (2006 se não me engano) e a  maioria das pessoas o viu, mas por ser uma das adaptações mais bem feitas de que tive conhecimento, me sinto na obrigação de fazer uma postagem inaugurativa sobre ele.

OK então... Silent Hill primeiramente, é um jogo muito bem feito pra época em que foi lançado, começando uma série de muitos outros jogos que seguiram a mesma formula de terror psicológico. Porém, nenhum dos outros títulos lançados conseguiu ser tão assustador e empolgante quanto o primeiro. E foi historia deste que o diretor Christophe Gans usou como rascunho para dirigir a melhor adaptação já feita de um game para as telas de cinema.



A historia começa com a jovem Sharon tendo uma espécie de crise de "pesadelos noturnos" em que ela se sente atraída para uma cidade infernal. Durante os pesadelos, a garota sai perambulando e gritando o nome de Silent Hill, em uma destas crises, Sharon chega perto da morte e sua mãe Rose decide procurar por esta cidade, mesmo sem o consentimento de seu marido Christopher para encontrar uma possível cura para os problemas da filha.
Depois de uma longa viagem, o carro com as duas sofre um acidente e, ao acordar, Rose se vê sozinha em uma cidade completamente deserta e enevoada por cinzas que caem do céu como neve. Deste ponto em diante, ela começa uma busca desesperada pra encontrar sua filha que está desaparecida nesta macabra Silent Hill.


Esta resenha que fiz é o suficiente para poder comparar detalhes entre o filme e o jogo. E sim. Esta era a minha intenção desde o princípio, mesmo que a maioria das mudanças significativas sejam no roteiro em si , vale a pena compará-las e entender o quanto cada uma funciona muito bem em seus respectivos lugares.


Apenas por curiosidade... a garota que aparece no primeiro jogo e se perde na cidade fantasma se chama Cheryl e a mesma personagem no filme se chama Sharon. Pode parecer bem diferente, mas a pronuncia é
parecida.

Cheryl
Mas não posso culpar a maioria por não notar esta mudança, pois ninguém
Sharon
deixou de se surpreender ao ver uma mulher chamada Rose da Silva (da Silva?) como protagonista no lugar do papai Harry Mason do jogo de Play Station 1.
No entanto, depois dos primeiros minutos com Rose dentro da cidade, começamos a ver que o papel de Harry fica muito mais bem retratado na figura de uma mãe. É muito mais crível que uma mãe consiga passar por tantos obstáculos para poder reencontrar sua protegida filha do que um pai (não estou dizendo que um pai não seria capaz de enfrentar monstros e fanáticos religiosos para salvar sua filha amada, mas no caso do filme... uma mulher parece menos forçado).

O que vemos ao decorrer da trama realmente impressiona, para quem já jogou SH por uma hora que seja entende como os efeitos de mudança de cenário e até mesmo a própria cidade enevoada ficaram fiéis ao jogo da Konami, e o melhor de tudo é que não parece um Live Action, o diretor conseguiu dar uma marca pessoal a sua versão cinematográfica, então não passa a sensação de estar vendo "mais do mesmo" e sim "outra versão do clássico".
É fascinante ver como Rose se vira na cidade, ela recebe ajuda em alguns momentos, mas isto nunca significa que ela vá se apegar a qualquer pessoa só por que está com medo, ao contrário, mesmo morrendo de medo, ela se aprofunda cada vez mais nos mistérios da cidade e nem por um segundo hesita em expor sua vida para ter uma pista de onde esta Sharon.
Mas agora, vamos comparar... (ATENÇÃO!!! DESTE ANUNCIO PARA BAIXO COMEÇAM OS SPOILERS)

No primeiro Silent Hill, Cheryl foi capturada por uma velha louca chamada Dahlia, de acordo com uma lenda, a menina era uma metade separada da filha desta senhora, Alessa, que deveria dar a luz ao deus que levaria o povo da cidadezinha para o paraíso, elas foram separadas por um motivo desconhecido no jogo (mas que é revelado no quinto título) e Dhalia não pode completar o ritual, por isso deu um jeito de trazer Harry e Cheryl a Silent Hill, a fim de obter a garota e continuar seus planos. A Alessa desta historia realmente tem poderes paranormais e por mais maluca que seja esta ideia, a menina começa a entrar em trabalho de parto com 8 anos depois de ser queimada viva (o fogo purifica a carne) por sua mãe e cultistas fanáticos. A aparência assustadora da cidade é consequência dos poderes de Alessa que "colocou" seu mundo pessoal para fora depois de ser separada em duas almas e dois corpos.

No filme, Dahlia ainda é mãe de Alessa, mas esta é apenas uma personagem secundaria, sendo que por sua culpa a garota foi queimada viva por uma fanática religiosa chamada Christabella, a menina foi salva antes que seu corpo carbonizasse, mas mergulhada em desejos de vingança, jogou uma maldição na cidade, prendendo todos os religiosos que estavam envolvidos naquele culto dentro em uma dimensão semelhante a real, porém decadente e cheia de monstros.
A explicação dada para a separação da verdadeira Alessa em Alessa e Sharon foi que para adquirir poderes e se vingar, Alessa precisou fazer um pacto com um Ceifador e assim, todos seu lado bom se esvaiu para um outro corpo, nascendo então sua metade boa Sharon.

É claro que existem várias outras diferenças entre as duas criações, como o ano em que se passa a historia ou até mesmo a personalidade de algumas figuras tiradas do jogo que foram alteradas de forma brusca, como é o caso da policial Cybil Banett que ficou mais séria e profissional que o normal, mas como eu disse antes, não é um Live Action. Portanto estas mudanças foram muito bem adaptadas, mesmo que o jogo seja mais sombrio e assustador do que o filme, que a propósito, ganha uma continuação em 2012. Este aparentemente será inspirado no terceiro jogo que é uma continuação do primeiro.

O pior de todos... No SH 2 se chama Head Pyramid e no filme Red Pyramid
Mas ele é bizarro em qualquer lugar, com qualquer nome....


Então é isso caros leitores. Foi a primeira análise (de muitas eu espero) sobre um filme postada aqui. Espero que gostem.
Quem quiser me mandar uma sugestão é só ir em "Contato" e me enviar o título do mangá, anime ou filme do qual quiser que eu escreva.
                                                                                   








Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal o post cara! Adoro silent hill xD curti a analise.